2013-12-03

afinando...

TARRAXAS PRA VIOLA, QUALIDADE OU ECONOMIA?  
     

Até então havia uma certa dificuldade para encontrar boas tarraxas para viola já que é um instrumento legitimamente brasileiro e temos somente um fabricante nacional. Agora com a marca alemã Rubner chegando ao mercado com a importação exclusiva da STRINGS, creio que o luthier brasileiro possui agora uma excelente opção. Neste artigo estabeleço uma comparação baseada em critérios entre as tarraxas alemãs Rubner X Deval (de fabricação nacional).

       Por definição as tarraxas são mecanismos de tração que ajustam a tensão das cordas tendo por função sua afinação. Algumas podem ter suas engrenagens expostas (open gear) outras fechadas também chamadas "blindadas". Aos olhos desinteressados as tarraxas podem ser todas iguais, qualquer uma então supostamente serviria ao propósito de afinar. Contudo, numa visão mais compromissada, veremos que tarraxas são uma escolha a parte e se diferenciam em duas categorias, sendo de qualidade ou econômica, melhorando ou comprometendo a afinação no instrumento instaladas. 
Considero 05 itens importantes para o critério de qualidade de uma tarraxa. São eles. 
1- Engrenagens (roda dentada, rosca sem fim e pino).
2- Placa de montagem.
3- Material 
4- Estética (desenhos, pegas e parafusos).
5- Custo/Benefício
       Chamo de tarraxas de qualidade aquelas que atendem aos 05 itens acima expostos, e chamo de econômicas as que os cumprem parcialmente.
       As engrenagens são a parte mecânica, portanto devem trabalhar justas, em perfeita sincronia, sem apresentar folgas. Como saber se estão funcionando bem? Ao tracionar a tarraxa pelo pino observe se o movimento da rosca sem fim gera movimento imediato da roda dentada. Se apresentar folga dificulta a afinação e vão ter vida útil menor por não trabalharem corretamente.
       A placa de montagem como o nome já diz é a base de todo o sistema. Pode ser feita de duas maneiras, fundida ou dobrada. As tarraxas de qualidade possuem a placa mais resistente, a fundida. Mais sólida e de vida útil prolongada, nelas o pino esta montado de forma consistente, dois anéis em forma de “mancais” (no quadro comparativos são as fotos da esquerda) garantem o perfeito movimento do pino e da rosca sem fim (worm gear). Já nas tarraxas econômicas, a base é fina e maleável, menos resistente pois é feita num material de baixo custo, o pino com a rosca sem fim giram em ganchos que são dobrados a partir da própria placa (no quadro comparativo são as fotos da direita), apresentando folgas e imprecisão.
        O material além da relação com a vida útil está diretamente ligado à estética.  Na tarraxa de qualidade, o material utilizado é o latão que brilha dourado devido ao polimento. Se o brilho se perder com o tempo, um novo polimento revitaliza sua aparência, portanto são mais duráveis. Em tarraxas econômicas o material é uma liga metálica que recebe banho dourado ou niquelado, com o passar do tempo este banho vai se perdendo pela oxidação natural ou pelo toque dos dedos, sendo necessário trocá-las. 
      A estética, se possuem desenhos ou gravações. Quanto mais trabalhado o material, mais valor se coloca na peça. As pegas ou “knobs” podem ser feitas de material mais barato como o plástico injetado (imitando madre pérola ou marfim), madeiras nobres (geralmente ébano ou pau cobra) ou até mesmo metal. O tamanho das pegas e o seu formato geram menos ou mais conforto na hora de tracionar a tarraxa. Estes são opcionais e possuem função estética, logo estão sujeitos ao critério de apreciação de cada um. Um detalhe a se perceber é se os furos dos parafusos de fixação são escareados (aberturas maiores que recebem o topo do parafuso), geralmente em tarraxas de qualidade possuem este artifício, em tarraxas econômicas são furos simples.
       Sobre o custo benefício é bom lembrar que “material bom não é barato e material barato não é bom”. As tarraxas de qualidade duram mais, possuem ótimo custo beneficio pois são mais precisas, resistentes e de vida útil prolongada. As tarraxas econômicas possuem baixo custo como também baixa qualidade pois são imprecisas e menos resistentes.
       Na minha opinião as tarraxas Rubner para Viola são muito superiores à de fabricação nacional pois cumprem todos os critérios de uma tarraxa de qualidade enquanto que a nacional deixa a desejar nos requisitos acima descritos, podendo ser classificada  somente na categoria econômica. Hoje uso as tarraxas Rubner que estão a altura do meu trabalho. Os benefícios são muito, mais precisa a afinação, mais beleza, mais durabilidade, maior conforto ao músico e consequentemente maior valor agregado. Tarraxas Rubner são importadas exclusivas pela Strings para adquiri-las acesse o site clicando AQUI.